sábado, 26 de janeiro de 2008

O que importa

Há algum tempo quando eu escrevia, eu queria ser idealista, revolucionária. Queria expor minha revolta diante do mundo, da miséria, da corrupção, da violência, da fome, da dor, do descaso, do egocêntrismo, da poluição, da música ruim, das atitudes não pensadas, das mágoas, das angústias sociais. Queria que o mundo pudesse se transformar, queria ajudar de alguma forma, ou gritar pra aliviar. Mas é pretenção demais acreditar que eu poderia fazer alguma coisa. Está mais que provado que o homem não sabe se governar, que nós nunca vamos concordar, e que idéias diferentes vão levar a conflitos violentos. Só Deus da jeito mesmo nos governos. Sábia é a Bíblia ao declarar que não é do homem que anda o dirigir o seu passo. Porque o povinho pra fazer besteira os humanos...
Parece loucura ouvir que somos racionais. Que racionalidade? É racional achar-se melhor por ser da sua raça ou cor ou sexo? As guerras são racionais? Causar morte de seres da nossa espécie é racional? É racional ter ideiais maravilhosos e uma vida curta? Convença-me por favor que a racionalidade dos humanos é melhor que o instinto dos outros animais.
Eu percebi que não adianta gritar... tantas pessoas tentam impor suas soluções. Mas todos podem estar errados... todos provavelmente estão errados.
Então eu mudei. Mudei o assunto porque mudei minhas preocupações. Eu falo de coisas que eu considero mais importantes. Amizade, amor... vida... se as pessoas pensassem em como usar o tempo delas melhor, amassem sem falsidade, tivessem amizades eternas, vivessem de verdade, respeitando valores, dando oportunidades a mais pra ser feliz. Posso até falar das angústias, mas falo das internas, falo das que me cortam, e de coisas que eu vejo e que eu não posso ignorar.
A nossa principal responsabilidade é sermos felizes e amarmos, e ajudarmos quem amamos a também serem felizes. Independente do teu grau de instrução, do trabalho, condição financeira, o importante é ser feliz. Porque a felicidade reside em coisas simples. Porque a vida fica bonita quando a gente olha pra ela do melhor ângulo.
Cansei de reclamações inúteis, cansei de dores de cabeças, de lamentações, reivindicar coisas que não vão mudar. Existem problemas, mas em vez de ficar perdendo o tempo me lamentando eu vou é usar o tempo pra resolver. Não há solução? ESQUEÇA! Não consegue? Tente, e pense em outras coisas, até que seus problemas pareçam pequenos diante de tamanha grandeza das coisas boas.
A vida é a melhor coisa que você possui, faça algo bom dela. Tenha sim um olhar crítico, hipocrisia é a pior coisa do mundo, e é o que mais vemos por aí, imagens e sorrisos de fingimento. Seja real.
Seria mentira dizer que você pode estar alegre o tempo todo... é bem complicado. Mas entenda que a luta é sua. Sua felicidade é responsabilidade sua!
Eu queria falar tantas coisas... das indecisões, das complicações, das paixões, das coisas que ficam sempre em nós, das coisas que passam. Mas não quero colocar peso pra vocês. Não quero excesso de coisas para refletir.
Hoje, sinta um pouco mais, respire um pouco mais fundo, grite... cante alto... dance... coma chocolate, sorvete, ou o que quer que te agrade. Sinta que viver pode ser tão bom. Ligue para um amigo que você não vê alguém, resgate amizades que se foram com distância e tempo. Ame! Sorria!

"It's time like these you learn to live again"(times like these-foo fighters)

2 comentários:

Juliana ♥ disse...

Nossa, gostei desse texto, ele vai num ponto exato de contradição das pessoas. Muitos querem mudar o mundo, quase ninguém sabe como e assim não faz nada. E assim você citou de uma maneira muito bonita que para mudar o mundo temos que mudar o ser humano primero, e que isso acontece aos poucos, com pequenas atitudes, que com muita esperança, poderão fazer toda diferença. Adorei!

Beijos.

Juliana ♥ disse...

Ah, fico feliz só de saber que mesmo não comentando lê o que eu escrevo! Minha intenção é somente de escrever(que eu amo), e se gostarem melhor ainda. E que bom que gostou do post do soneto!

Beijos.